Monday, March 23, 2009

Palhaçadas

A propósito de certos e determinados cartoons sobre o Papa, há uma coisa que automaticamente me capta a atenção: mais que intolerante, o cartoon é ignorante.

Primeiro porque 27% dos doentes com SIDA por todo o mundo são apoiados por instituições religiosas, sendo que no caso africano, os números mostram que pelo menos 30% das infra-estruturas de saúde em África estão ligadas a instituições religiosas. E estes dados são da ONU e da Organização Mundial de Saúde, como noticía o SAPO, o Público, etc.

Em segundo porque se atendermos às causas da transmissão da SIDA (p. ex. a poligamia e crimes como a violação, ou mesmo o uso do mesmo preservativo variadissimas vezes)e à realidade cultural africana o preservativo não consegue responder aos problemas que são levantados.

Em terceiro lugar, porque foi nos países onde se pôs em prática o programa ABC, ou seja o progrma que procuram sensibilizar para a abstinência e fidelidade - e preservativo só em casos extremos - que se verifica uma redução ou estabilização da percentagem de transmissão, como se verificou no Uganda.

Pergunto-me, no entanto, porque se justifica o Jornal Expresso antes da publicação da imagem?
E faço minha a questão do PR: "Relativamente a estes cartoons, onde estão as condenações públicas dos desenhos e respectivos autores? Onde está o Dr. Freitas do Amaral a pedir desculpa aos católicos, tal como fez com os muçulmanos?"

1 comment:

PR said...

Venho só agradecer o destaque que deram aqui, e dar-vos os parabéns por este blog muito engraçado e que eu desconhecia.