Thursday, June 14, 2007

Santana que partiu à 49 anos...



Não será difícil de perceber, para quem tem tempo para ver televisão, que nos últimos tempos, têm passado de novo os filmes portugueses em que participou Vasco Santana.
A razão é simples: Vasco Santana, o actor português morreu, faz hoje, dia 13 de Junho, precisamente 49 anos.

Vasco Santana foi um dos mais notáveis e mais adorados actores cómicos portugueses. Possuidor de uma singular popularidade. É principalmente conhecido pela sua participação no cinema português, tornando-se célebre através de filmes como "A Canção de Lisboa" (1933), ao lado de Beatriz Costa e António Silva, com quem voltaria a trabalhar em "O Pátio das Cantigas", de 1942, e onde protagoniza alguns dos melhores momentos, não só seus, como do cinema português, como o monólogo com o candeeiro ou nos diálogos com António Silva, repletos de trocadilhos que ficariam para a posteridade, tão célebres como o "Ó Evaristo, tens cá disto?" ou como o próprio fado do estudante. No filme "O Pai Tirano"(1941), contracenando com "Ribeirinho", conseguiu de novo uma brilhante interpretação, dominando toda a acção e criando situações de um humor extremo.
Além do cinema, Vasco Santana dedicou-se também à rádio, para o qual criou personagens de grande sucesso, como o "Zequinha" da série "O Zequinha e a Lelé" (1947/1948), e ao teatro, onde actuou até ao final da sua vida.



No comments: