Friday, June 08, 2007

336 anos de Tomaso Albinoni



Tomaso Giovanni Albinoni nasceu em Veneza, a 8 de Junho de 1671.
Foi um compositor barroco.
Filho de um rico fabricante de papel, não pensava em seguir música e muito menos ganhar dinheiro com ela. No entanto, recusou-se a gerir a herança do pai e dedicou-se a compor músicas para violinos, passando a responsabilidade da fábrica para os seus 2 irmaos mais novos. Estreou-se em Munique, 1722 , com fortes aplausos do público.
Na sua época tornou-se famoso por ser compositor de óperas (escreveu mais de 50), mas hoje ele é recordado principalmente pela sua música instrumental. Um exemplo disso mesmo é o seu Adagio em Sol Menor, um andamento anacrónico para órgãos e cordas, que na verdade não passa de uma reconstrução posterior, realizada em 1945 por Remo Giazotto a partir de um fragmento do movimento lento de um trio sonata que ele descobriu entre as ruínas da Biblioteca Estatal. Esta composição musical foi usada com maior notabilidade no filme de 1981 Gallipoli, que retrata a Primeira Guerra Mundial. O Adagio de Albinoni é das obras barrocas mais frequentemente regravadas.



A qualidade da sua música instrumental de Albinoni chegou a atrair a atenção de Johann Sebastian Bach, que escreveu pelo menos duas fugas sobre o tema de Albinoni e constantemente usava os baixos dele como exercícios de harmonia a seus pupilos.

Muito do trabalho de Albinoni foi perdido na Segunda Guerra Mundial com a destruição da Biblioteca Estadual de Dresden. Deste modo, pouco se conhece sobre seus trabalhos e músicas compostas após a década de 1720.

Morreu em Veneza, a 17 de Janeiro de 1751.

No comments: