Sunday, July 08, 2007

Carlos Kleiber

Ainda em matéria de homenagem a grandes músicos - e se o Lourenço mo permite - apresento agora Carlos Kleiber, grande maestro austríaco, que ficou conhecido pela sua antipatia pelos estúdios e gravações.
Ao longo da sua vida, regeu pouco. São muitas as lendas criadas a seu respeito. Antes de um ensaio com uma orquestra italiana, subiu ao podium e disparou: «Vocês são um bando de imbecis!». E foi-se embora.
Perfeccionista, exigiu 34 ensaios para reger a ópera Wozzeck, de Alban Berg.
A sua versão da 5ª Sinfonia, de Beethoven, é por muitos considerada imbatível.
Ao ser convidado por Karajan para conduzir a Filarmónica de Berlim, Kleiber respondeu: «Obrigado, eu só dirijo quando estou com fome».
Intelectual e recluso, Kleiber é venerado por todos. «Nunca ouvi nada igual na minha vida», disse o competente maestro Riccardo Chailly, depois de assistir a uma ópera dirigida por Kleiber.
Sem dúvida, tudo o que fez, fê-lo com grande qualidade e mestria.
Abaixo, deixo dois vídeos:
- O primeiro com o último movimento da 7ª Sinfonia em Lá maior Op.92 de Beethoven, Allegro con brio, em que Kleiber dirige a Concertgebouw Orchestra Amsterdam
- O segundo contém um excerto do primeiro movimento da Sinfonia No. 36, Linz, em Dó maior, K425, de Mozart, denominado Adagio - Allegro spiritoso, interpretado pela Orquestra Filarmónica de Viena





No comments: