Thursday, April 26, 2007

Porque se Festeja o 25 da Abril?



O dia 25 de Abril devia ser um facto histórico. Uma data de importância mas que não se concentrava num dia. No entanto e devido a variados factos, essa data não agrada a todos. Independentemente disso, eu pergunto-me porque se festeja? Se se deve fazer alguma festa, deveria ser todos os dias, ao passar do tempo, e ao analisar as mudanças que tanto foram proclamadas. Deveria ser uma festa contínua, em que o país verificasse todos os dias, as consequências de tal data.
Infelizmente a revolução trouxe mais danos e tristezas que alegrias. O facto de 33 anos terem passado e o país continuar em último lugar a nível europeu revela essa tristeza.
Governos fracos, que diminuem Portugal em vez de o engrandecer. Pessoas infelizes, pobres que passam dificuldades. Pessoas caladas que procuram manifestar-se e não podem. Vozes que tentam chamar à razão e que são as ignoradas ou silenciadas. Governantes aldrabões e anti-nacionalistas (que só se preocuparam em "vender" o país).O país está mal e isso é uma verdade que se faz notar a todos os níveis, todos os dias.
É por isso que se festeja o 25 de Abril. Hoje dá-se a oportunidade das pessoas se esquecerem de tudo e festejarem. Vão para as ruas, manifestam-se, a televisão faz uma publicidade enorme (com a RTP a passar o filme os capitães de Abril, a RTP2 a passar o concerto do Zeca Afonso) e tudo regozija de alegria. É mais uma maneira de se esquecerem da desgraça em que se encontra o país. Dos problemas económicos, de um primeiro-ministro que só pensa em enganar os Portugueses e impingir-lhes um curso que não tem, de um ministro das finanças que só quer extorquir dinheiro aos idosos e doentes, com o estado miserável da Saúde nacional, etc.
Hoje é o dia de Festa. Amanhã voltamos à desgraça.
É mais um dia de descompressão. De tentar apagar uma história que teimam em fazer terrível.

No comments: