Monday, April 23, 2007

Antoine Frédéric Ozanam



Beato Antoine Frédéric Ozanam

Se fosse vivo faria hoje, dia 23 de Abril, 194 anos.

Foi escritor, polemista, histriador e professor francês que nasceu em Lião.
Cursou Direito e os cursos da Sorbona e do Colégio de França.
A sua vida ficou marcada por uma enorme religiosidade. Católico, era conhecido no meio estundantil pela força e inteligência com que defendia as suas teses. Nascido numa época de profunda irreligiosidade, foi um dos príncipais combatentes contra o anti-catolicismo.
Depois de um colega, no meio de uma discussão entre católicos e ateus, lhe ter afirmado que tudo o que ele dizia era bonito, mas faltava à igreja obra, decidiu fundar, em Maio de 1833, as Conferêmcias de São Vicente de Paulo.
Escreveu até ao seu amigo Ferdinand Velay que "na época borrascosa em que nos encontramosmé bonito assistir à formação, acima de todos os sistemas políticos e filosóficos, de um grupo compacto de homens decididos a usar todos os seus direitos como cidadãos, toda a sua influência, todos os seus estudos profissionais, para honrar o catolicismo em tempos de paz e defendê-lo em tempos de guerra".
A sua vida fica marcada pelo constante apoio aos pobres, e pela sua permatura morte a 8 de Setembro de 1853.
Foi um exemplo de Santidade que mais tarde foi reconhecido pela Igreja.
A 22 de Agosto, na Catedral de Notre-Dame, o Papa João Paulo II beatificou-o, reconhecendo-o assim como um exemplo para toda a humanidade.

No comments: