Wednesday, April 04, 2007

Ironia



Nunca neste blog falei de Aristides de Sousa Mendes. Confesso que pouco sabia dele até aos últimos tempos, em que apareceu no concurso os Grandes Portugueses. É exactamente por essa razão que, apesar tarde aqui o refiro, pois o cônsul português, que ultimamente tem gerado grande polémica, não deixa obviamente de protagonizar um caso que, a meu ver, é bastante irónico, tendo em conta o país onde habito.
Aristides de Sousa Mendes foi considerado o 3º Maior Português de sempre, e não se pode ignorar que as razões que os Portugueses apresentaram para votarem nele são nobres. De acordo com 13% do votantes - em 214 972 chamadas telefónicas recebidas - Aristides é o 3º maior português de sempre pois era "um homem bom e justo", que "contrariou ordens do governo de Lisboa" e "emitiu vistos que salvaram milhões de vidas".
Ora se Aristides é um "herói" porque salvou vidas, e por isso é um grande Português, pergunto-me se o actual governo nacional, caso estivesse incluído na lista, não ocuparia os últimos lugares por ter liberalizado o aborto? Ou melhor, onde estavam os defensores da vida no dia em que se referendou o aborto?
Ironia do destino, estupidez ou simples e mera hipocrisia?
Num país que cria leis para que se destruam vidas, num país em que a solução que é oferecida às mulheres quando estas têm problema durante a gravidez é o aborto, um homem que as salvou é eleito como 3º melhor português.
Cá a mim, isto deixa-me baralhado....

1 comment:

cristina ribeiro said...

Muito bem visto!!!