Wednesday, March 28, 2007

A História Não se Apaga.....



Usada por os que nela trabalham, durante longos tempos - como hoje - a RTP funciona como voz de um "lado". Não só a RTP, mas a televisão em si. Infelizmente esse "lado" viu com o passar dos últimos meses, parte da sua missão obsessiva, apagar da história Salazar e deixar nela um pensamento odioso contra o mesmo, cair. É verdade que continuaram a bater em Salazar. Só quem não ouviu Maria Elisa, Odete Santos, Leonor Pinhão ou Ana Gomes, entre outros, fazerem a campanha para que Salazar não ganhasse o concurso em que se encontrava presente. Mas este é um exemplo casual. Muitos mais poderíamos contar...
No entanto, após este programa, este "lado esquerdo" viu que uma das suas armas de guerra teve de ceder e dar um pouco do tempo de Antena ao "outro lado". O que aconteceu? O mesmo de sempre: A esquerda caiu em cima da RTP, e como sempre que algo lhes desagrada, quer faze-la desaparecer. O BE quer o director da RTP na Assembleia. O PCP escreve cartas a dizer que tudo é inconstitucional. Dizem que é propaganda ao Fascismo, etc.
A Estratégia não resultou. Salazar não foi esquecido nem completamente denegrido.
A RTP teve que transmitir um documentário sobre a sua obra e por isso já é um canal que também pode desaparecer.
Nos 50 anos do canal, ele é envolvido em discussões. Durante as celebrações, fartaram-se de dizer mal de Salazar e do Estado Novo. Certamente devem ter-se esquecido que ela própria é obra do Estado Novo, e talvez por isso agora também a queiram fazer desaparecer. Já foi útil, mas agora já não o é mais, porque por um minuto disse a verdade.
Ainda não se eles se lembraram que a ponte sobre o Tejo, que eles apelidaram de 25 de Abril, também foi obra de Salazar, e o padrão dos Descobrimentos, etc.

Vai na volta e decidem desfazer o país inteiro... como eles tudo é possivél!

1 comment:

Mário Casa Nova Martins said...

Excelente!

Cumprimentos.