Tuesday, March 27, 2007

O Denfensor da Causa



A minha admiração por Jaime Nogueira Pinto cresceu de forma quase avassaladora nos últimos meses. Mas não o admiro apenas por motivos ideológicos.
Admiro-o pelo seu conhecimento e sua sapiência. Pela coragem de ter aceitado defender António de Oliveira Salazar, mesmo sabendo que essa era uma missão quase impossível. Mesmo sabendo que, como disse no documentário que realizou, poucos acreditavam na vitória.
Admiro-o pelo seu controlo emocional. Pela capacidade de estar sentado a aturar todos os despejos de Odete Santos sem perder a cabeça. Por ter “lutado” contra seis adversários que em vez de se concentrarem no papel de defensores do seu candidato, procuravam destruir o dele.
Por não cair na tentação da mera aldrabice para ganhar.
Por defender a verdade. Por perceber que se trata apenas de um jogo e nada mais.
Por tudo isto, e muito mais que ainda me falta e foge ao pensamento nesta hora, penso que também ele poderia ser um Grande Português.

De notar ainda que Jaime Nogueira Pinto sai ileso desta “guerra”. Tal como ele próprio escreveu no se Blog, na véspera da final do programa: “Das críticas negativas nos media ao meu Documentário, geralmente de áreas ideológicas donde não podia esperar outra coisa, registo que não vi refutado nenhum facto”.

No comments: