Thursday, February 07, 2008

Faria ontem 400 anos um dos Maiores Portugueses de Sempre

Segundo votação à pouco realizada, e levada a cabo por um canal de televisão português, a que aliás até é público, o Padre António Vieira seria o 33º Maior Português de Sempre. O que é uma mentira e uma desonra para quem tão alto colocou o nome de Portugal e da sua língua é expoente máximo.
O Quarto Centenário do Nascimento do Padre António Vieira festejou-se ontem.
Este ano, a quarta-feira de Cinzas calhou neste dia.
Relembro a este propósito as suas palavras no Sermão da Sexagésima. Estando de facto no início da Quaresma, é sempre bom perder um pouco do nosso tempo com elas, para que se vivam verdadeiramente estes próximos 40 dias.

"Estamos às portas da Quaresma, que é o tempo em que principalmente se semeia a palavra de Deus na Igreja, e em que ela se arma contra os vícios. Preguemos e armemo-nos todos contra os pecados, contra as soberbas, contra os ódios, contra as ambições, contra as invejas, contra as cobiças, contra as sensualidades. Veja o Céu que ainda tem na terra quem se põe da sua parte. Saiba o Inferno que ainda há na terra quem lhe faça guerra com a palavra de Deus, e saiba a mesma terra que ainda está em estado de reverdecer e dar muito fruto: Et fecit fructum centuplum."

No comments: