Wednesday, January 24, 2007

Teoria da Não Evolução I



Na obra de Platão O Górgias, o autor utiliza a personagem de Sócrates para afirmar:"quem deve governar a cidade sãos os filósofos".

Platão viveu no século V e IV a.C. mais propriamente na cidade de Atenas. Nessa época, os homens que governavam a cidade eram quase todos corruptos e procuravam o poder apenas para poderem satisfazer os seus interesses pessoais. No entanto, e na discussão que nos é dada a conhecer na obra acima referida, Sócrates prova que apenas o filósofo pode governar a sociedade pois só ele procura que o "homem se torne melhor". Baseando-se na razão e no saber (e não na manipulação da opinião que era traduzida pelos retóricos e pelos políticos), a governação e todo o poder do estado deve conduzir à justiça, pois essa é a única forma de alcançar o Bem de toda a sociedade e garantir a felicidade dos cidadão.
Ao Estado cabe então um papel Educativo, onde o estadista, nunca demagogo ou tirano, deve ser filósofo, pois só ele "possui o saber e o pode transmitir com eficácia".

HOJE
Ou muito me engano ou ainda hoje a cidade continua a ser governada não por filósofos, mas por políticos que nada de filosofico têm*?
O Estado não exerce qualquer poder educativo, antes aposta numa liberdade exagerada, não controlada e que apenas promove uma cultura que em vez da razão tem em vista o prazer.
Evoluímos? Não, acho que não.
______________________________________________________________
*o facto do nosso primeiro-ministro ter o mesmo nome que o filósofo acima referido, não encontro em ambos mais nenhuma semelhança. Mesmo esta que acabei de referir não se deve ter em conta nesta discussão.

No comments: