Saturday, December 01, 2007

No seguimento do post anterior...

... e mais concentrado no que toca à ortografia.
Penso que será já do conhecimento de todos, o novo acordo ortográfico.



Parece que já começa a verificar-se um recuo, por parte do poder político, em implantar este Novo Acordo Ortográfico. No Brasil, já há discussão sobre o tema.

Deixo aqui o apelo, que penso que deve ser lido e pensado com atenção, do movimento que se está a criar de oposição ã esta tentativa de alteração à língua portuguesa.

Acerca de outro assunto, mas penso que se enquadra bem neste propósito, dizia o prof. Eduardo Vera-Cruz Pinto, "qualquer dia escrevo um livro cheio de erros, e depois se me criticarem, defendo-me dizendo que fiz uma grande obra porque ela é contra-arte!".

Petição aqui.

2 comments:

Freire de Andrade said...

Não gosto do acordo e não tenciono cumpri-lo. Felizmente não sou professor de português.
Já agora: será que escrever "À cerca de" em vez de "acerca de" é já sinal do novo acordo. Creio que não, deve ser apenas uma gralha, já que penso que a cerca, no sentido de palissada, não tem nada que ver com o assunto.

LdM said...

Caro Ferreira de Andrade

É mesmo gralha.
Eu sou mesmo um desgraçado neste campo!
Na volta, ainda este tratado ortográfico faz-me falta é a mim...
Obrigado pela correcção.