Saturday, February 03, 2007

Teoria da Não Evolução II

Ui....



Liberdade -do Lat. libertate; s. f.; faculdade de uma pessoa poder dispor de si, fazendo ou deixando de fazer por seu livre arbítrio qualquer coisa; gozo dos direitos do homem livre; independência; autonomia; permissão; ousadia; (no pl. ) regalias; (no pl. ) privilégios;(no pl. ) imunidades.
- de consciência: direito de emitir opiniões religiosas e políticas que se julguem verdadeiras;

- de imprensa: direito concedido à publicação de algo sem necessidade de qualquer autorização ou censura prévia, mas sujeito à lei, em caso de abuso;

- individual: garantia que qualquer cidadão possui de não ser impedido de exercer e usufruir dos seus direitos, excepto em casos previstos por lei.

Olhando de forma clara a definição de Liberdade é justo, penso eu, fazer uma comparação com a sua utilização.

Estando nas vésperas de um referendo sobre o aborto onde se diz votar-se a despenalização do aborto, e onde de seguida os mesmos defensores desta ideia afirmam que procuram alcançar a liberdade da mulher, acho importante definir a palavra liberdade. Ora, em primeiro lugar, se vamos despenalizar, iríamos apenas fazer com que se deixa de haver uma pena (e neste caso a tão falada prisão). No entanto, se falamos da liberdade da mulher, há para além deste aspecto, outros a ter em causa. Eu bem sei que o que dizem na campanha defensora do "Sim", o seguinte argumento, explicado por muitas e variadas formas: " a mulher tem o direito de fazer por seu livre arbítrio o que quer". Ora isto não é totalmente mentira, mas temos que ter em conta a parte anterior da definição:"faculdade de uma pessoa poder dispor de si". Ora se é dispor de si, não está a dispor do que é dos outros, por isso ela não pode decidir sobre a vida que transporta na barriga.

Outro aspecto curioso de se referir é o seguinte: Vivemos num país que se diz livre. Onde cada um, após ter derrotado uma "horrorosa ditadura", pode usufruir da sua liberdade. No entanto essa liberdade pende para um certo "lado" (não foi o próprio Mário Soares que disse que os havia), e num país que se diz livre, é estranho haver opiniões que não possam ser ditas e que ainda sejam tão discriminadas.

Um exemplo claro é o programa Prós e Contras onde ainda hoje há quem queira retirar Salazar da lista. Ou então, no mesmo programa o facto da apresentadora ser contra todos os argumentos que defendem o homem já citado.
Esperemos pelo fim para ver o acontece.

Acho é curioso vivermos num país tão moderno e que proclama altos valores de liberdade, e no entanto, ainda censura coisas tão banais. É triste um homem não poder manifestar a sua opinião num país "tão democrático".

Evoluimos? Não, não me parece.

No comments: