Friday, February 09, 2007

A Républica II




Liberdade -do Lat. libertate; s. f.; faculdade de uma pessoa poder dispor de si, fazendo ou deixando de fazer por seu livre arbítrio qualquer coisa; gozo dos direitos do homem livre; independência; autonomia; permissão; ousadia; (no pl. ) regalias; (no pl. ) privilégios;(no pl. ) imunidades.
- de consciência: direito de emitir opiniões religiosas e políticas que se julguem verdadeiras;

- de imprensa: direito concedido à publicação de algo sem necessidade de qualquer autorização ou censura prévia, mas sujeito à lei, em caso de abuso;

- individual: garantia que qualquer cidadão possui de não ser impedido de exercer e usufruir dos seus direitos, excepto em casos previstos por lei.


Libertinagem - s. f., devassidão; vida de libertino; os libertinos.


Libertino -adj. e s. m. do Lat. libertinu, filho de liberto; adj. e s. m., devasso; dissoluto; desregrado; lascivo; ímpio.

Numa data já passada, enquanto debatia na Internet, um dos intervenientes, em vez de debater, teimava em colocar artigos (fazendo copy-paste) na página, o que para além de ser mau para o debate - pois aquilo mostrava que ele em vez de pensar limitava-se a colar ideias de outros (ainda por cima, algumas delas falsas) - tornava a discussão demasiado longa. Outro dos intervenientes, depois de já estar farto daquela colagem massiva de posts, decide então alerta-lo da opinião dos outros participantes e pede-lhe que pare com aqueles copy-pastes.
No entanto, parece que o indivíduo não gostou de ouvir tais palavras e, para além disso desatou a afirmar que é um homem democrático e que cada um deve poder fazer e afirmar aquilo que quer, pois isso é que é viver democraticamente.
Ora esta afirmação deixou-me perplexo.
Se a democracia fosse dizer e fazer tudo aquilo que nos apetece então meus amigos garanto-vos que este país é para além de um óptimo censurador, um grande castrador.
Termino então com a frase de Ricardo Araújo Pereira, "Ninguém me convence de que eu não posso dizer aquilo que bem me apetecer, desde que não extravase os limites da liberdade de expressão".
Mas atenção: não só ele, nem só um dos lados, mas sim todos.
A liberdade também tem um pnto final.

No comments: