Monday, November 03, 2008

II Round (Para os mais Distraídos)

No post anterior citei um excerto do prefácio do livro Minhas Memórias de Salazar da autoria do Professor Marcello Caetano. Mas para os mais distraídos, alerto agora para um indiscreto contributo contido na obra, para a novela levantada pelo conhecimento publico das cartas do ex-presidente do concelho.



"Raia a aurora das mais amplas liberdades em 25 de Abril de 1974. Na primeira reunião após o acontecimento o Conselho da Faculdade aprova, por unanimidade(1), uma moção em que, recordando os serviços prestados durante tantos anos à escola pelo professor que acabava de ser deposto da presidência do Conselho de Ministros, faz votos por que ainda um dia o veja de novo restituído à Cátedra que honrou: e esse voto foi bastante para que todos quantos nele participaram se vissem privados dos seus lugares, afastados do ensino, "saneados" como se dizia, sem forma de processo.
Aí está como em Portugal num lado se põe o ramo e noutro se vende o vinho.

______________________________
(l) Na ausência do Dr. Diogo Freitas do Amaral. Este meu antigo assistente e dedicado colaborador tem declarado repetidas vezes que se estivesse presente seria incapaz de votar o que se votou..."

No comments: