Saturday, September 08, 2007

Nem de propósito



Depois de ler esta notícia e de constatar que independentemente das cor política que concentra o poder, o desastre educativo continua, pois nunca se reforma o essencial, apesar de essa ser sempre uma bandeira politicas nas campanhas, recordei as belas palavras de Salazar que, curiosa ou infelizmente, revelaram uma actualidade tremenda.

"Uns atribuem a nossa decadência às crises políticas, outros ao avanço da ideia republicana, outros aos deputados, outros aos ministros, outros às influências árabes, para não irem mais longe buscar as influências célticas...(...) Eu também não sei qual é a causa, mas são as ideias que governam os povos, e são os grandes homens que têm as grandes ideias. E nós não temos homens; e não temos homens porque não os formamos, porque não nos importaram nunca os métodos de educação"

"Tenho a convicção de que a política só por si não pode resolver os grandes problemas que nos cercam, e que é um erro grave por toda a esperança numa evolução ou na modificação do seu curso normal.
Estou convencido de que a solução se encontra muito mais em cada um de nós do que na cor política dos ministros. Trabalho conforme as minhas forças para fazer dos meus alunos homens na mais alta concepção da palavra, e bens portugueses como é necessário para que Portugal continue a engrandecer-se"

No comments: